terça-feira, 6 de maio de 2008

Praticar CiVViva Tai Chi Chuan com elegância

Praticar Tai Chi Chuan é, também, busca de integração com a natureza. São movimentos com nomes de animais, referências a cenas celestes ou terrestres, enfim, propostas de intuições ligadas a elementos da natureza.


Primeira Chicotada. Cleide, Pepa, Dulce, Jacira, Ana e Margarete
Baseadas, talvez, nesse quadro muitas pessoas que praticam Tai Chi Chuan gostam de usar roupas singelas, leves, de modo a estarem o mais próximo possível daquilo que há de mais natural no ser humano. Não se usam jóias, relógios, colares, etc. O ensinamento "oficial" é de que se evite o uso de roupas e/ou objetos que interfiram na livre circulação da energia.

Isto não quer dizer, porém, que se deva praticar Tai Chi Chuan mal arrumado. Alguma elegância precisa ser praticada, também. E é exatamente esse o caso da atleta de Tai Chi Chuan, Dulce Rosa. Na sessão de 05.05.08, para se proteger de irritação na garganta ela utilizou bela peça de tecido semelhante a um cachecol - italiano creio(*). Aí está ela a executar o movimento da "primeira chicotada", agora com a peça à moda de lenço na cabeça.
Como eu disse, praticar naureza é preciso, mas com classe.
______________
(*) posteriormente soube, da própria atleta, que aquela peça é uma echarpe e que se diferencia do cachecol porque este é feito de lã, e ainda, que o que ela usa na foto é brasileiríssimo e, surpresa minha, feito por ela mesma.