O Colégio Salesiano do Carmo, na Cidade Velha, aqui em Belém do Pará, realizou hoje, 17.05.08, sábado, pela manhã, uma festa da família. Dentre as atividades da festa havia oficinas, sendo que uma delas era de CiVViva Tai Chi Chuan.
Nós, do grupo CiVViva Tai Chi Chuan, fomos convidados para fazer apresentação e estávamos bem preparados, pois a Diretora Pedagógica do Colégio, Professora Maricleide Gonçalves, nos convidara há quinze dias e de lá para cá praticamos bastante.
Muitas pessoas participaram conosco. Havia idosos, adultos, jovens e crianças fazendo CiVViva Tai Chi Chuan. E havia nosso grupo, com as presenças da Cleide, Dulce, Fernando, Jacira e Pepa, sendo que a Dulce, na hora “h”, preferiu atuar como observadora. Fomos com a camisa “Paz na Cidade Velha” que se encaixou perfeitamente ao espírito do evento e do local onde estávamos.
Após a apresentação muitas pessoas fizeram depoimentos favoráveis, parabenizaram nosso grupo e perguntaram onde e como poderiam praticar conosco. Houve até um senhor que me convidou para ministrar Tai Chi Chuan a funcionários do Detran, ao lado do Estádio Olímpico do Mangueirão. Expliquei a ele que eu morava por aqui por perto da Cidade Velha e que a mim seria muito custoso fazer o deslocamento retineiro para lá. De qualquer modo deixei a ele e a outros nosso convite para participar conosco nas vivências de segundas, quartas e sextas às seis da manhã na Praça do Carmo.
Os funcionários do Colégio do Carmo, alunos, pais, mães, professoras e professores nos trataram com muito carinho, de modo que nos sentimos bastante bem por termos participado com eles daquele encontro com a família. A mim, particularmente, é sempre doce a emoção de circular por páteos e corredores de colégios como o Carmo, pois eu, meus filhos e filhas e um meu neto queridíssimo estudamos em colégios assim.
Foi muito interessante, também, ouvir as músicas do CD Beyond Rangoon troando no páteo do Colégio enquanto desenvolvíamos as seqüências Abrindo as Portas do Templo, o Exercício dos Cinco Elementos e o Tai Chi Chi Kung de Quinze Formas. Fica aqui, então, um agradecimento especial à pessoa que cuidou do som para nós.
Quiçá possamos participar de outros eventos desse tipo, afinal, sendo artistas, gostamos de divulgar nossa arte.
reeditado em 21.05.08 para inclusão do endereço de foto alusiva ao acontecimento.
reedidado em 28.05.07 para substituir o link que não estava funcionando pela imagem. O link era http://www.educacional.com.br/escolas/mural/lenoticia.asp?id=234188