quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Saberes necessários à prática do CiVViva Tai Chi Chuan e Chikung

Muitas pessoas que se interessam por Tai Chi Chuan necessitam conhecer mais do que movimentos, posturas e princípios. A confecção de projeto, por exemplo, visando melhoria de qualidade de vida de uma comunidade através da prática do Tai Chi Chuan, requererá, certamente, algumas explicações sobre a atividade. Essas explicações precisam se basear em conhecimentos aceitáveis do ponto de vista da ciência. Então, seja por necessidade intelectual própria, seja para atender requisitos burocráticos de entidades mantenedoras ou apoiadoras, muitas pessoas buscam algo que se poderia chamar de teoria do Tai Chi Chuan.

Acontece que o Tai Chi Chuan, além de ser anterior ao advento da ciência positiva como a conhecemos, não se submete facilmente aos ditames dela. Trata-se de uma espécie de tesouro cultural de origem chinesa, cujo processo de difusão não teve registros formais suficientes para atender requisitos típicos modo de vida hodierno.

Como fazer, então?

Bem, hoje em dia há uma base de dados e informações públicas na Internet e, também, livros que podem ser adquiridos facilmente. Relativamente a literatura, há certa tendência em prol da leitura do I Ching – O Livro das Mutações e do Tao Te King. Quem se debruçar sobre eles, supõe-se, terá uma idéia do pensamento chinês de outras épocas e que subjazem, ainda, sob o conjunto da cultura chinesa moderna. Nada dirão, porém, aqueles livros, diretamente, do Tai Chi Chuan e do Chi Kung. Lendo-os, entretanto, é possível intuir, subjetivamente, sem se saber direito como e porque, algum relacionamento entre aquelas práticas e os conteúdos dos dois livros.

Bem, estava eu absorto com essas questões, suscitadas que foram por pergunta da Margarete( foto) , quando recebi , em 25.08.08, um e-mail divulgando Curso de Formação em Tai Chi Chuan da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan Estilo Yang Tradicional.


em primeiro plano esq.
Margarete e Cleide praticanto o Tui Shou


O Curso está previsto para durar 360 horas com aulas durante um final de semana por mês, durante 18 meses, sendo cada encontro de 12 horas mais 2 horas semanais de aulas práticas.

O objetivo do curso é o aperfeiçoar-se nas técnicas do Tai Chi Chuan do Estilo Yang Tradicional de forma gradativa, visando se profissionalizar no final do curso.

Investimento: Matrícula R$50,00 - Mensalidade: R$350,00.

Início em 27 e 28 de Setembro/2008
Horário: das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h

Programa:

I. Conteúdo Teórico:


01.Introdução ao Pensamento Filosófico Chinês
02.Introdução ao pensamento da Escola do Yin e do Yang
03.O Conceito da harmonia no Tai Chi Chuan
04.Os Três Poderes Primordiais Ching, Chi, Shen(*)
05.Introdução ao Estudo do I Ching
06.Os cinco elementos e os oito trigramas no Tai Chi Chuan
07.Introdução à Lingua Chinesa
a - Origens Históricas
b - Pictogramas
c - Ideogramas
d - Caracteres
e - Pin Yin,
f - Estudo dos Caracteres da forma Longa Tradicional e pronúncia correta
08.Introdução ao Confucionismo - Taoísmo e Budismo e seu relacionamento com a formação moral do indivíduo
09.História do Tai Chi Chuan
10.História da Família Yang
11.Estilos de Tai Chi Chuan: suas relações e diferenças
12.Estudo dos cinco caracteres secretos do Tai Chi Chuan
13.Estudo dos “Treze Capítulos do Tai Chi Chuan” de Cheng Man Ching
14.Estudo dos Dez pontos Importantes do Mestre Yang Cheng-Fu, com comentários de seu filho o Mestre Yang Zhenduo
15.Noções Fundamentais da influência do Tai Chi Chuan na saúde física e os benefícios psicossomáticos originados pelo treino do Tai Chi Chuan
15.Noções fundamentais sobre a Medicina Tradicional Chinesa e a Circulação das Energias dos Cinco Elementos e os Meridianos do Corpo
16.Noções básicas de anatomia e fisiologia geral
17.Aspectos pedagógicos: Sistemas de Aulas de Tai Chi Chuan – como trabalhar com o público em geral em academias, escolas, clubes, praças, idosos, portadores de deficiência



II. Conteúdo Prático:

01.Chi Kung (método da SBTCC) inclui DVD interativo
02.PA Tuan Chin (método da SBTCC)
03.Posturas Fixas: Poste e Árvore
04.Passos básicos: Arco e Cheio/Vazio
05.Chutes
06.Posturas baixas.
07.Forma do Tai Chi Chuan da Família Yang (108)
08.Compreensão dos princípios do Estilo Yang Tradicional através da prática das formas
09.Introdução e prática ao Tui Shou do estilo Yang Tradicional
10.Estudo da aplicação marcial dos movimentos da Forma Longa
11.Exercícios de Calma Mental - Meditação Zen
12.Noções Introdutórias de massagem terapêutica “Shiatsu”

Essas informações sobre o curso dão uma idéia do que a SBTCC entende como o conhecimento teórico necessário ao instrutor de Tai Chi Chuan, ficando a critério dos praticantes da CiVViva Tai Chi Chuan e Chi Kung o grau de aprofundamento que pretendem atingir. É bom lembrar, creio, que é necessário certo equilíbrio entre o saber e o saber-fazer, reduzindo-se ao máximo a distância entre um e outro.


(*) Shen é o "elemento fundamental de todas as funções e estruturas e suporte das manifestações psíquicas, mentais e emocionais do homem." fonte:
"
Itamar Castro
Formando competência e eficácia terapêuticas"

http://mtc-profissional.blogspot.com/2007/12/origem-e-caractersticas-do-shen.html
consultado às 12h29 do dia 28.08.08


Obs.: as informações sobre o curso foram editadas pelo editor deste Blog, acrescentados os números, etc. Quem se interessar em obter as informações na forma original, pode entrar em contato com os organizadores através da página da SBTCC: http://www.sbtcc.org.br