quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cidade Velha Cidade Viva, O Livro

Margarete (esq) e Dulce (dir) , ao nascer do sol, executando o movimento nº 83 - girar o corpo para trás e estender o pé direito golpeando-o com as mãos, da forma Yang de Tai Chi Chuan.

Pois bem, essa honorável pessoa aí do lado direito, a Dulce, Presidenta da CiVViva, foi uma das maiores incentivadoras da prática do Tai Chi Chuan na Praça do Carmo. Foi ela quem contratou o instrutor de Tai Chi Chuan, em 2007(*), proporcionando aos moradores do Bairro Cidade Velha mais esta opção que integra lazer, encontro, auto consciência, equilíbrio, aspectos da milenar cultura chinesa, enfim, todos os benefícios da prática do Tai Chi Chuan e do Chi Kung.

Mas isso foi nada perto das outras atividades que ela, digamos, dinamizou. Por exemplo, a idéia e correspondente mão na massa para escrever um livro sobre o Bairro Cidade Velha. Veja essa lista(*):

Oswaldo Coimbra (Editor);
Alfreto Jorge Hesse Garcia Neto;
Anete Costa Ferreira;
Anna Luiza C. Mesquita de Oliveira;
Apolo Monteiro Barrros;
Bárbara Moraes de Carvalho;
Daniel Cristian Gomes Amaral;
Daniela Cordovil;
Diego Sábado;
Dulce Rocque;
Jacira Magalhães Pessoa;
José Maria Azevedo Costa;
Katiuscia de Sá;
Marcelli de Cássia Monteiro Santa Brígida;
Paula Silva Jesus de Figueiredo;
Rafaela Gentil Coimbra de Oliveira;
Ruth Farias da Luz;
Salim Jorge Almeida Santos;
Sílvio Gottardo;
Vera Lúcia dos Santos;
Walter Luiz Jardim Rodrigues.

Essas pessoas, Dulce incluída, participaram de uma oficina de escritores, alguém já viu isso? A parte prática da oficina foi escrever sobre fatos e pessoas do Bairro Cidade Velha aqui de Belém - Pará - Brasil.

E o livro finalmente saiu. Acompanhei de longe o andamento dos trabalhos, a seleção dos participantes, muitas desistências, corrida atrás de patrocínio e do tempo para as mil e uma atividades, a luta paralela contra a bandidagem inculta e não bela, reuniões daqui e dali, mas o livro saiu.

Um exemplar dele aguarda minha leitura. Sinto água na boca de pensar que vou tê-lo em mãos, folhear, sentir o peso, ver que foi muito bem cuidado, que tem muita energia e trabalho ali acumulados. E, ainda, saber que uma das autoras e, na minha visão, a principal responsável pela existência dele, é praticante de Tai Chi Chuan & Chi Kung.

Concluindo, na qualidade de cidadão de Belém e instrutor de Tai Chi Chuan & Chi Kung , transmito a essas pessoas minha alegria, um grande abraço e parabéns por terem levado a cabo essa ousadia.

(*) fonte: a capa do livro Cidade Velha, Cidade Viva, que pode ser vista no blog da CiVViva, com fotos da noite de autógrafos:

http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2009/01/capa-do-nosso-livro.html

http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2009/01/faz-parte-do-livroem-estudo.html

http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2009/01/entrada-da-sala.html

http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2009/01/os-autografos.html

(*) alterado em 20.11.10, constava, erroneamente, o ano de 1987.