terça-feira, 29 de abril de 2008

Andando para trás e repelindo o macaco

Jacira, Cleide,Margarete;
Ana, Dulce, Pepa.
Na prática das 24 formas, após o "tocando pipa" o corpo gira um pouco para a direita e a mão do mesmo lado descreve um semi círculo para trás até atingir a altura da cabeça e com a palma voltada para o céu. A mão esquerda sobe um pouco virando, também, a palma para o céu. Então, o pé esquerdo se junta ao direito e continua seu trajeto andando para trás. Enquanto isso os dedos da mão direita apontam para a região próxima do olho direito e para aí se desloca continuando seu trajeto até encontrar a esquerda, etc.

Esse é um início de descrição do movimento "andando para trás e repelindo o macaco" das 24 formas.

A descrição do movimento por palavras é bastante complicada, para não dizer chata mesmo. Fazer o movimento é mais fácil e agradável do que descrevê-lo por palavras.

Embora fácil, vez por outra quando pratica o Tai Chi Chuan a pessoa se perde, ou seja, "esquece" ou "erra" uma postura. Foi o que aconteceu com a Ana ontem, durante a sessão de fotos. Ela disse: "--- Ihh, eu me perdi toda aqui!". Não deixei por menos, corri lá e registrei a simpatia dela no momento da perda:


Ana após se perder na seqüência do Tai Chi Chuan


quinta-feira, 24 de abril de 2008

Circulando a Lua



Movimento do Chi Kung de 15 formas, "circulando a lua", aqui executado pela Margarete (à esquerda), Cleide e Pepa na primeira fila e Ana, Dulce e Jacira na outra fila.


domingo, 20 de abril de 2008

Movimentos iniciais das 24 formas

Aos primeiros raios de sol, na Praça do Carmo, Bairro Cidade Velha, em Belém - Pará - Brasil, algumas pessoas se reunem para praticar seu Tai Chi Chuan e Chi Kung. A seqüência de fotos mostra os exercícios iniciais das 24 formas.
Os praticantes são, da esquerda: Dulce, Cleide, Margarete e o PePa que vai mostrando o caminho.




































As fotos mostram os seguintes movimentos:
Posição inicial ;
Preparando o acariciando a crina do cavalo selvagem;
Acariciando a crina do cavalo selvagem 1, 2 e 3;
Garça branca abre as asas;
Preparando esfregando os joelhos;
Esfregando os joelhos 1, 2 e 3;
Tocando Pipa.
Além da concentração na atividade os praticantes procuram se ater a uma série de recomendações próprias da arte do Tai Chi Chuan, entre outras: ligeira flexão nos joelhos, coluna reta mas com as costas e ombros relaxados, respiração abdominal, movimentar-se a partir do centro, distinguir bem Yin e Yang e mente vazia. Tudo isso dá a quem pratica a gostosa sensação de estar vivenciando o belo.
Uma proposta do Tai Chi Chuan e do Chi Kung que também vale a pena considerar é a da união com a natureza, o tornar-se uno com o mundo. O significado disto adquire grande importância na atualidade, pois motiva pessoas a refletirem sobre a real possibilidade de estarem se destruindo à medida em que transformam terra, água, madeira e ar em produtos descartáveis, de consumo fácil.
Então, Tai Chi Chuan, muito mais do que movimentar-se belamente, é uma ética humana.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Carregando a lua


Carregando a lua executado por PePa, Cleide, Jacira, Ana, Dulce e Sonia(*), na praça do Carmo em Belém - PA, com apoio da Associação CiVViva.

Fazer exercícios é sempre bom para a saúde, mas é melhor ainda quando a prática se associa à poesia. Pois é, os antigos chineses descobriram isso e trataram de agregar ao Tai Chi Chuan e ao Chi Kung através dos nomes dos movimentos.



Além da estética sugerida pelo nome do movimento, a imagem "carregando a lua" propõe uma atitude, como num hai kai concretista que une movimento corporal, imagem mental e signos línguísticos.

(*) corrigido em 19.04.08 para Sonia. No original, erradamente, escrevi Lúcia.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Abrindo as portas do templo

Exercício em que os praticantes vão descrevendo, a cada movimento, ações relacionadas a sua própria energia. "O sol nasce, eu abro as portas do templo, a energia se espalha, eu a recolho e armazeno". Aqui está:

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O quinto movimento das 24 formas

O quinto movimento das 24 formas, "tocando pipa". Pipa, no caso, é instrumento musical da galera do oriente. Um aspecto que acho muito legal no Tai Chi Chuan é que sua prática auxilia na remoção da carapaça neuromuscular, permitindo uma espécie de reeducação somática em que cada pessoa retoma sua graciosidade e leveza naturais.
Dulce, Jacira, Sonia(*), Cleide e Ana praticando o quinto movimento na sessão de 09.04.07 de Tai Chi Chuan da CiVViva na Praça do Carmo em Belém - Pará - Brasil.

(*) corrigido em 19.04.08 para Sonia. No original, erradamente, escrevi Lúcia.

sábado, 5 de abril de 2008

Tui Shou - Pressão de Mãos

No encontro de ontem, 04.04.08, o Pepa, a Cleide, Jacira e Ana precisaram sair meia hora mais cedo. Isto provocou mudança emergencial nas atividades previstas. Reduzimos o número de repetições dos movimentos de tal sorte que na primeira meia hora cobrimos todo o conteúdo do plano de aula.

Na segunda meia hora eu (Fernando), Dulce, Sonia(*) e Margarete nos dedicamos um pouco à prática do Tui Shou. Tui Shou significa pressão de mãos. Os exercícios são feitos em duplas e cada oponente busca sentir o momento propício para desestabilizar o outro. São utilizando todos os princípios do Tai Chi Chuan, particularmente o uso do centro.

Dulce (esq) e Sonia(*) praticam Tui Shou. A Margarete observa de longe.

Ainda a Dulce a a Sonia (*) praticando o Tui Shou
São muito legais esses exercícios.







(*) corrigido em 19.04.08 para Sonia. No original, erradamente, escrevi Lúcia.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

O quarto movimento das 24 formas

"Esfregando o joelho", quarta postura das 24 formas.

Aqui executado belamente pela equipe CiVViva. da esquerda Dulce, Ana, Jacira, Sonia(*), Cleide, Margarete e o Pepa.

O "esfregando o joelho" é executado três vezes nas 24 formas.


de outro ângulo vemos do lado esquerdo a Dulce, Cleide, Ana e Jacira e do outro a Sonia(*), Margarete e o Pepa.



(*) corrigido em 19.04.08 para Sonia. No original, erradamente, escrevi Lúcia.