quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Foi muito legal a aula de hoje

Foi a 4ª. Aula

Como de costume, foi muito legal a aula de Tai Chi Chuan de hoje. Demos uma revisada forte hoje na maneira de fazer mudança de direção do centro utilizando os pés na posição do cavalo.

Essa mudança de direção funciona assim, por exemplo, para virar o corpo para a esquerda, a partir da posição ortostática: Um dos pés gira baseado no calcanhar e aponta para cerca de 45 graus na direção em que se quer ficar. Em seguida o outro pé se aproxima do calcanhar do primeiro com a ponta no chão e avança na direção que se quer.

Repetindo:



Posição ortostática


Um dos pés gira 45º




O outro se aproxima do calcanhar do primeiro e









finalmente, avança para a posição que se quer .






Ah! Iniciamos, também, uma abordagem aos segredos da meditação.

Bem, além dessa revisão, fizemos duas fotos hoje na posição inicial.

A primeira, na posição ortostática, iniciando as 24 formas com os pés paralelos e apontando para frente, com as lembranças rotineiras de relaxar os ombros, ligeira flexão nos joelhos e iniciar inspirando.


A segunda preparando o segundo movimento “acariciando a crina do cavalo selvagem” .

Ficaram lindas, ambas.

Para coroar nossa atividade de hoje, um transeunte, desses que parecem meio doidos, se colocou a uns quatro ou cinco metros à frente do instrutor e do grupo e danou a fazer movimentos diversos, ora tentando imitar o grupo, ora executando seus próprios movimentos, murmurando palavras inaudíveis. Por fim, quando terminávamos a seqüência do Chi Kung ele começou a saltitar numa ginga esquisita dizendo que o negócio dele era Capoeira.

Como todos nós ficamos de olho para que o cidadão não levasse algum dos nossos pertences que se encontravam no banco próximo, o intrutor aproveitou, ao final do Chi Kung, para refletir com o grupo sobre a vida defensiva que vivemos nos dias de hoje.

Meu professor sempre dizia que a energia com que trabalhamos atrai vida. Mestre Adelino Monteiro, um grande abraço.