Na semana que passou, a cada dia, designamos uma idéia importante para reflexão. Meio que copiando aquela coisa de “Ano internacional da mulher” , “Ano da paz” etc. que se faz por esse mundo afora. Em vez de fazer ano, fizemos dia disso, dia daquilo.
O primeiro dia foi o de “Tomar consciência do movimento”. Não foi novidade para nós o fato de que a prática do Tai Chi Chuan & Chi Kung requer elevado grau de consciência sobre cada movimento do corpo. Evitando o automatismo, a prática é mediada pela consciência, essa capacidade humana de saber de si, de ser e se ver sendo no e com o mundo. A Dulce, que é dada a uma paródia, disse que era o dia da consciência pesada.
O segundo dia foi o da “Relaxação e sensação”. Aqui a intenção foi recapitular a necessidade de manter o corpo relaxado, particularmente, as cinturas escapular e pélvica e, ainda, perceber as sensações corporais associadas à prática. É quando se diz que em Tai Chi Chuan & Chi Kung utiliza-se a mente e não a força dos músculos.
O terceiro dia foi dedicado ao saber de que “O Corpo é um todo”. Aqui se deveria reforçar a idéia de totalidade relativamente ao praticante. Seu corpo é unidade, é dentro e é fora ao mesmo tempo. Braços, pernas, cabeça, tronco e órgãos constituem um ser completo e unitário. É sabido que a humanização do ser se dá pela imersão na cultura, mas esta já é outra história.
No quarto dia foi dada “Prioridade às costas”, pela localização e pelo trabalho que a coluna realiza. Além de conter a medula e vasta rede de nervos a coluna vertebral e a musculatura a ela relacionada respondem pela manutenção do corpo ereto. Merece, pois, que tenha tido seu dia.
Seguindo esse caminho(1) , no próximo encontro deveria ser repercutida a necessidade de “Relaxar os músculos posteriores”. Como, porém, já demos “Prioridade às costas”, não elegeremos um dia especial para “Relaxar os músculos posteriores”.
Após o sono de hoje, devidamente saneado dos vapores alcoólicos do vinho de fim de semana, tenho certeza de que saberei eleger o dia de alguma coisa útil para nós. Gostei muito dessa idéia de eleger um dia para cada princípio.
(1) Essas idéias, embora encontradiças na literatura técnica do Tai Chi Chuan como princípios, em verdade foram compiladas de HOUAREAU, Marie-Jose. Ginásticas Suaves ou Antiginástica. São Paulo: Editorial Verbo, 1979.
domingo, 6 de julho de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)